top of page
IMG_0259.jpg

Podem me chamar de JP

Meu nome completo é João Paulo Lopes de Meira Hergesel, uma verdadeira carreta de nomes familiares, que não cabia nas capas dos livros e me levou a assinar as produções somente como João Paulo Hergesel. Entretanto, no dia a dia, é muito mais comum que as pessoas me chamem de JP, que é ainda mais curto, mais jovem e mais descolado.

  • Facebook
  • Instagram
  • X
  • Threads
  • TikTok
  • LinkedIn

Considerações (momentâneas) sobre mim

“Vou fazer curso de Letras porque quero trabalhar com editoração” – essa era a justificativa que eu dava aos familiares e amigos, na época do vestibular, e na qual eu realmente acreditava antes das descobertas acadêmicas e profissionais. Nascido no interior de São Paulo e vivendo desde o terceiro dia de vida em Alumínio, cidade com pouco mais de 18 mil habitantes, eu podia apostar que nadaria incansavelmente pelos mares da Produção Editorial, até ser fisgado com arpão pelo Ensino e pela Pesquisa.

De fato, quando eu ainda era criança, gostava de inventar as próprias histórias e imaginar que os objetos inanimados tinham comportamentos humanos; durante a adolescência passei a experimentar a vida de escritor, participando de concursos literários e publicando textos em redes sociais virtuais e por editoras independentes. Logo que completei a maioridade, porém, passei a estagiar em uma escola de Ensino Fundamental, e o peixinho, inicialmente perdido na maré brava, veio a se tornar um jovem tubarão nos oceanos que interligam as áreas de Educação, Comunicação e Letras.

Em síntese, posso dizer que, hoje, sou professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Concluí meu doutorado em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) em 2019. Anteriormente, obtive meu mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (Uniso) em 2014 e me formei em Letras: Português/Inglês, pela mesma universidade em 2012. No período de 2019 a 2020, tive a oportunidade de realizar um estágio de pós-doutorado em Comunicação e Cultura na Uniso. Além disso, busquei ampliar minha formação acadêmica por meio de cursos de segunda licenciatura e especialização.

 

Atualmente, sou membro do grupo de pesquisa Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens), (PUC-Campinas/CNPq). Também mantenho parceria com os grupos de pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva (UAM/CNPq) e Narrativas Midiáticas (Uniso/CNPq). Faço parte da Rede Brasileira de Pesquisadores em Ficção Televisiva (Obitel Brasil), da Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales (Red Inav) e da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências (Recria). Como pesquisador, participo do projeto “A ficção televisiva brasileira como recurso de promoção da cidadania” (2023-2024), liderado pela Prof.ª Dr.ª Maria Immacolata Vassallo de Lopes (ECA/USP) e aprovado no edital Pró-Humanidades/CNPq, chamada n.º 40/2022 – Linha 3B – Projetos em Rede – Políticas públicas para o desenvolvimento humano e social.

 

Em 2021 e 2022, coordenei o GT Estudos Interdisciplinares de Televisão no Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER), promovido pela Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares em Sociais e Humanidades (ANINTER-SH). Desde 2022, também sou responsável pela coordenação do IJ Comunicação Multimídia da Jornada de Iniciação Científica em Comunicação (Intercom Júnior). Além disso, sou sócio da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom), da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) e da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).

 

Tenho publicado artigos em periódicos científicos de alto e médio impacto, incluindo Comunicação & Educação, Comunicação &

Inovação, Comunicação & Sociedade, Contracampo, InTexto e Revista da ALAIC, entre outros. Sou autor de livros acadêmicos, como “Experiências com preparação, revisão e editoração de textos: estudos e práticas” (2020), “A telepoética nas produções do SBT” (2019), “Mídia, narrativa e estilo” (2018) e “Narrativas midiáticas infantis e juvenis” (2018).

 

Recebi prêmios importantes ao longo da minha trajetória, como menção honrosa no II Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (2021) e no I Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (2020). Também fui premiado pela orientação de mestrado no II Postgraduate Meeting da PUC-Campinas (2020) e indicado ao Prêmio Luiz Beltrão na categoria Líder Emergente, pela Intercom (2019), entre outros reconhecimentos.

 

Tenho o privilégio de ser membro correspondente de academias de letras em diferentes regiões do país. Além de minha atuação acadêmica, também tenho participado no campo artístico, escrevendo livros literários e roteiros para produções audiovisuais. Recebi reconhecimento pelo Histórico de Realização em Literatura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Prêmio Barco a Vapor da Fundação SM, o Desafio dos Escritores da Câmara dos Deputados, o Concurso Monteiro Lobato de Contos Infantis do SESC-DF e o Prêmio Ganymédes José de Literatura Infantil da UBE-RJ, entre outros.

 

Dedico-me à pesquisa interdisciplinar sobre narrativas e estilos, especialmente em produtos literários e audiovisuais, e à produção literária, principalmente no segmento infantojuvenil. Atualmente, desenvolvo projetos no campo dos estudos televisivos, buscando estabelecer diálogos com outras mídias.

Contato

WhatsApp: (11) 98947-2110

bottom of page