top of page

Capítulos de livro

  • FIORIN, E.; HERGESEL, J. P. As camadas secretas da poesia: divagações sobre Elizabeth Bishop, Gonçalves Dias e Fernando Pessoa. In: SILVA, Cristiana Barcelos da; FREITAS, Patrícia Gonçalves de (org.). Literatura e sociedade: a arte da comunicação e da reflexão. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2023. p. 50-58.

  • HERGESEL, J. P. Estudos de telenovela infantojuvenil no GP Ficção Televisiva Seriada. In: LEMOS, Ligia Prezia; ROCHA, Larissa Leda Fonseca (org.). Ficção seriada: estudos e pesquisas (volume 6). Alumínio: Jogo de Palavras; São Luís: EDUFMA, 2023. p. 205-221.

  • HERGESEL, J. P. Ensino de espanhol: aspectos da língua estrangeira moderna e da docência na educação básica na contemporaneidade. In: SILVA, Cristiana Barcelos da; MELLO, Roger Goulart (org.). Educação e políticas públicas: a escola como centro formador do sujeito social. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2022. p. 138-156. *

  • HERGESEL, J. P. Experiências com catalogação de livros e produção de boletim informativo para bibliotecas. In: HERGESEL, João Paulo; GOULART, Roger (org.). Ciências sociais em diálogo: reflexões, processos e rupturas em transição: volume 1. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2022. p. 69-76. *

  • HERGESEL, J. P. Observação e diagnóstico do Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). In: HERGESEL, João Paulo; FREITAS, Patrícia Gonçalves de (org.). Ciências sociais em diálogo: reflexões, processos e rupturas em transição: volume 2. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2022. p. 29-37. *

  • HERGESEL, J. P. Relações entre biblioteca e infância: revisão sistemática e análise bibliométrica de produções científicas. In: HERGESEL, João Paulo; FREITAS, Patrícia Gonçalves de (org.). Ciências sociais em diálogo: reflexões, processos e rupturas em transição: volume 2. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2022. p. 221-233. *

  • HERGESEL, J. P. Propostas de uso de narrativas audiovisuais para o ensino das noções de família, identidade e desigualdade social. In: MIRANDA, Naíola Paiva de; GUILHERME, Willian Douglas; MELLO, Roger Goulart (org.). Aprendizagem e tecnologia: enfoques práticos e teóricos na educação do Século XXI: volume 1. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2022. p. 105-116. *

  • HERGESEL, J. P. Propostas de uso de narrativas audiovisuais para o ensino das noções de ética, estética e filosofia da linguagem. In: SILVA, Cristiana Barcelos da; ASSIS, Andrelize Schabo Ferreira de; FREITAS, Patrícia Gonçalves de (org.). Olhares da educação: ações, rupturas e conhecimento na construção de saberes coletivos: volume 1. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2022. p. 159-170. *

  • HERGESEL, J. P. Concepts of web series: how have Brazilian researchers been understanding them?. In: GOSCIOLA, Vicente; FALANDES, Carolina; TAGÉ, Matheus (org.). Linguagens. Aveiro (Portugal): RIA Editorial, 2022. p. 286-310. *

  • HERGESEL, J. P. Diálogos entre as artes visuais e a literatura: projeto de intervenção pedagógica para o ensino fundamental. In: SILVA, Cristiana Barcelos da; ASSIS, Andrelize Schabo Ferreira de (org.). Vivências didáticas: metodologias aplicadas em ensino e aprendizagem: volume 5. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021. p. 247-267. *

  • HERGESEL, J. P. A literatura infantil e juvenil para a trajetória de formação do acadêmico de Letras da PUC-Campinas: um planejamento. In: SILVA, Cristiana Barcelos da; FERREIRA, Ezequiel Martins (org.). Educação em foco: contribuições para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021. p. 132-152. *

  • HERGESEL, J. P. Planejamento de ensino em tempos pandêmicos: experiência com aulas de leitura e escrita na PUC-Campinas. In: SILVA, Cristiana Barcelos da; FREITAS, Patrícia Gonçalves de (org.). Tecnologia educacional em perspectiva: caminhos da pesquisa para inovação. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021. p. 174-193. *

  • MAGNO, M. I. C.; FERRARAZ, R.; PUCCI JUNIOR, R. L.; ANDRADE, A. M.; ALMEIDA, C. S. C.; QUAIOTI, H.; HERGESEL, J. P.; ABRAO, M. A. P.; VILLALON, R. C. Inovações narrativas e estilísticas em Amor de Mãe: caminhos da telenovela brasileira em tempos de pandemia. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; SILVA, Lourdes Ana Pereira (org.). Criação e inovação na ficção televisiva brasileira em tempos de pandemia de Covid-19. Alumínio: CLEA Editorial, 2021. p. 59-79. *

  • HERGESEL, J. P. A comunicação poética como proposta teórico-metodológica para os estudos televisivos. In: GUIMARÃES, Denise; DAVINO, Glaucia; BARCELLOS, Jefferson; BETTI, Juliana Gobbi; MARGADONA, Laís; PIAGGIO, Laura; ANTUNES, Maria João; VIOLA, Natalia Martin (org.). Registros. Aveiro (Portugal): RIA Editorial, 2020. p. 197-214. *

  • HERGESEL, J. P.; MAGNO, M. I. C.; FERRARAZ, R.; PUCCI JUNIOR, R. L.; ANDRADE, A. M.; GONCALVES, A.; ALMEIDA, C. S. C.; VILLALON, R. C. World Building in serial fiction by SBT and Globo Networks: A Garota da Moto ('Girl in a Motorcycle') and Totalmente Demais ('Totally Awesome'). In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de (org.). World Building in Brazilian TV Fiction. São Paulo: CETVN/ECA/USP, 2020. p. 43-62. *

  • HERGESEL, J. P. A morte na ficção seriada infantojuvenil: nuances poéticas em As Aventuras de Poliana (SBT). In: LEMOS, Ligia Prezia (org.). Ficção seriada: estudos e pesquisas. Alumínio: Jogo de Palavras; Votorantim: Provocare, 2019. v. 2, p. 11-29. *

  • HERGESEL, J. P.; FERRARAZ, R. Narrativa e estilo em Rabbits (David Lynch, 2002): por uma análise interpretativa. In: LEMOS, Ligia Prezia (org.). Ficção seriada: estudos e pesquisas. Alumínio: Jogo de Palavras; Votorantim: Provocare, 2019. v. 2, p. 279-289. *

  • HERGESEL, J. P. Narrativa e estilo na ficção televisiva brasileira infantojuvenil: poéticas da migração na telenovela As Aventuras de Poliana (SBT). In: ROCHA, Simone Maria; FERRARAZ, Rogério (org.). Análise da ficção televisiva: metodologias e práticas. Florianópolis: Insular, 2019. p. 175-201. *

  • HERGESEL, J. P.; FERRARAZ, R. O videoclipe na ficção seriada infantojuvenil: estratégias de afeto em Chiquititas (SBT). In: PICHIGUELLI, Isabella; SILVA, Míriam Cristina Carlos; MARTINEZ, Monica; SANTOS, Tarcyanie Cajueiro; HEIDEMANN, Vanessa (org.). Afetos em narrativas. Alumínio: Jogo de Palavras; Votorantim: Provocare, 2019. v. 2, p. 276-295. *

  • MAGNO, M. I. C.; FERRARAZ, R.; PUCCI JUNIOR, R. L.; ANDRADE, A. M.; GONCALVES, A.; ALMEIDA, C. S. C.; HERGESEL, J. P.; VILLALON, R. C. Construção de mundos na ficção seriada do SBT e da Globo: A Garota da Moto e Totalmente Demais. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de (org.). A construção de mundos na ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2019. p. 63-83. *

  • HERGESEL, J. P.; SILVA, C. O. Da telenovela à websérie: incursões do SBT em transmídia infantojuvenil. In: DAVINO, Glaucia (org.). Narrativas difusas em suportes sensíveis. São Paulo: Corpo Texto, 2019. p. 318-324. *

  • HERGESEL, J. P. YouTube, Vimeo, Gshow, Netflix, Globo Play e o estilo da websérie de ficção no Brasil. In: CASTILHO, Fernanda; LEMOS, Ligia Prezia (org.). Ficção seriada: estudos e pesquisas. Alumínio: Jogo de Palavras; Votorantim: Provocare, 2018. p. 133-145.

  • HERGESEL, J. P.; FERRARAZ, R. O sumiço da heroína: influências da Jornada do Escritor em Carrossel 2. In: DAVINO, Gláucia; BELLICIERI, Fernanda Nardy (org.). Histórias de roteiristas: roteiristas no ponto de virada. São Paulo: Corpo Texto, 2017. p. 80-90.

  • FERRARAZ, R.; HERGESEL, J. P.; SILVA, C. O. “No hay banda”: da ilusão midiática ao transe artístico no Club Silencio lynchiano. In: SILVA, Míriam Cristina Carlos; MARTINEZ, Monica; IUAMA, Tadeu Rodrigues; SANTOS, Tarcyanie Cajueiro (org.). Umberto Eco em Narrativas. Votorantim: Provocare, 2017. p. 424-471.

  • PUCCI JUNIOR, R. L.; FERRARAZ, R.; MAGNO, M. I. C.; ANDRADE, A. M.; HERGESEL, J. P.; GONCALVES, A.; VILLALON, R. C.; SOZIGAM, P. Dinâmicas de mediação entre produtores e fãs: o caso de Supermax. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de (org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira II: práticas de fãs no ambiente da cultura participativa. Porto Alegre: Sulinas, 2017. p. 291-333.

  • HERGESEL, J. P. Cúmplices de uma alegoria: análise estilística do roteiro do primeiro capítulo da telenovela do SBT. In: DAVINO, Glaucia; BELLICIERI, Fernanda (org.). Histórias de roteiristas: entre encanto e conhecimento. São Paulo: Corpo Texto, 2016. p. 388-391.

  • HERGESEL, J. P. Websérie em sala de aula: a narrativa midiática on-line em um projeto educacional de Língua Portuguesa. In: ARANHA, Norberto; FRANZONI, Vilma (org.). Formação e prática profissional: investigação e estudo. Sorocaba: Eduniso, 2015. p. 45-54.

  • HERGESEL, J. P. A antítese dos corpos: os opostos que se atraem na narrativa homoerótica juvenil. In: ARANHA, Norberto; FRANZONI, Vilma (org.). Formação e prática profissional: investigação e estudo. Sorocaba: Eduniso, 2015. p. 79-89.

  • HERGESEL, J. P. A websérie como Cápsula estilística: os recursos expressivos comprimidos em uma narrativa juvenil de ficção científica. In: ARANHA, Norberto; FRANZONI, Vilma (org.). Formação e prática profissional: investigação e estudo. Sorocaba: Eduniso, 2015. p. 109-122.

bottom of page